O que é cidadania italiana e seus benefícios.
- Descomplica Cidadania
- 20 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de jul. de 2022
Ciao a Tutti.
Bora falar de Cidadania Italiana!
Nada melhor para começar, do que explicar o que é cidadania italiana, e para que serve.
Então bora entender o que é cidadania italiana,
Primeira coisa que precisamos corrigir, é a expressão tirar a cidadania italiana, nós descendentes de italianos não tiramos a cidadania italiana, nós temos a cidadania italiana reconhecida. E o que isso quer dizer a final de contas?
É mais simples do que se imagina, de maneira simplificada, sem nenhuma palavra difícil nem terminologias complicadas, o reconhecimento da cidadania nada mais é que transcrever a sua certidão de nascimento na Itália, ou seja o governo italiano reconhece o seu nascimento e a sua ascendência italiana. E isso te torna um italiano residente no exterior.
Tá legal, e para que isso serve a final de contas?
A partir do momento que o governo italiano te reconhece como um italiano, você goza de todos os direitos que um italiano tem.
Ou seja, você terá vários benefícios, e aqui iremos citar alguns deles:
Passaporte italiano
Assim como hoje você nascido no Brasil tem o direito a tirar o passaporte brasileiro, a partir do momento que você se torna um italiano reconhecido, você tem direito a ter o 4º passaporte mais poderoso do mundo. O passaporte italiano dá acesso à 190 países sem precisar de visto de turismo.
O Espaço Schengen
A Itália é um dos países que fazem parte do Espaço Schengen, que garante a liberdade de circulação num território que engloba 26 países, de maneira simples, quando se é italiano, pode-se viajar livremente por esses 26 países como se estivesse dentro do mesmo país. Dessa forma, não é necessário apresentar o passaporte para transitar entre eles e as viagens não são consideradas internacionais, mas sim domésticas.
Morar em qualquer país da união europeia
O cidadão italiano tem o direito de residir em qualquer país membros da União Europeia sem limite de tempo, e ainda levar a sua família, sendo possível começar uma nova vida na Europa.
Estudar na Europa
Assim como morar, o italiano tem o direito de estudar na Europa. Os preços e as vantagens na hora de ingressar nas universidades ou em qualquer instituição de ensino são diferentes para quem é cidadão europeu.
Os valores para estrangeiros podem custar até o dobro e sendo um cidadão europeu você tem direito a vantagens como bolsas, programas de descontos e a possibilidade de estudar gratuitamente.

Comments